topo.jpg

Introdução à teoria difusa

Introdução à teoria difusa.

Esta disciplina será ministrada no curso de verão de 2012, oferecido pelo DCC. A disciplina será oferecida no formato de núcleo livre e será aberta a todos os alunos do Campus Catalão.

Data: de 16 a 27 de janeiro de 2012. (cancelado)

Horário: de segunda a sábado, das 14:30 às 17:00.

Local: a ser definido.

Motivação:

Contrariamente ao pensamento aristotélico, que diz que toda afirmação ou é falsa ou é verdadeira, nosso cotidiano está repleto de afirmações para as quais atribuímos valores como "talvez", "mais ou menos", "quase", "aproximadamente" e, além disso, estes valores parecem ser, em grande parte, mais apropriados que "verdadeiro" ou "falso".

Matematizar esta realidade é o grande desafio e, quando o fazemos, um leque de possibilidades se abre e uma nova lógica surge, com a capacidade de classificar uma afirmação não apenas como "verdadeira" ou "falsa", mas com valores intermediários, como "quase verdadeiro" ou "quase falso", sendo o "quase" também variável.

Controvérsias:

 Esta teoria é, ainda, motivo de controvérsias e alguns pensadores a classificam como "perniciosa" pois "(...) ela encoraja toda espécie de pensamento impreciso, causando assim muitos problemas" (Kosko, 1993).

"(...) há ainda vozes influentes que são criticas e/ou céticas. Alguns tomam a posição de que qualquer coisa que pode ser feita com lógica difusa, pode ser feita igualmente sem ela. Alguns são tentados a provar que a lógica difusa está errada. E alguns ficam aborrecidos porque perceberam ter expectativas exageradas. Este último pode bem ser o caso. Entretanto, como disse Júlio Verne na virada do século, o progresso científico é guiado por expectativas exageradas." (Zadeh)

 Cronograma:

O cronograma abaixo é uma proposta e poderá ser modificado dependendo do andamento do curso.

dia 16 (seg): Apresentação, incertezas versus probabilidades, relembrando funções, modelando incertezas, conceito de conjunto difuso.

dia 17 (ter): Definição de subconjunto difuso, operações com subconjuntos difusos, classes de elementos em um conjunto difuso.

dia 18 (qua): Extendendo conceitos clássicos para difusos.

dia 19 (qui): Números difusos.

dia 20 (sex): Operações aritméticas com números difusos.

dia 21 (sáb): Relembrando relações entre conjuntos.

dia 23 (seg): Relações entre conjuntos difusos.

dia 24 (ter): Conceitos básicos de lógica.

dia 25 (qua): Noções de lógica difusa.

dia 26 (qui): Avaliação.

dia 27 (sex): Comentários e vista da avaliação, críticas dos alunos, confraternização.

Obs: Espera-se que o aluno dedique, diariamente, pelo menos três horas extra-classe para estudos e resolução de exercícios.

Livro texto: